SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Tuberculosis mortality in Argentina during the twentieth centuryPolíticas de saúde mental em Santa Catarina nos anos 1970: vanguarda na psiquiatria brasileira? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


História, Ciências, Saúde-Manguinhos

versão impressa ISSN 0104-5970

Resumo

SOUZA, Jorge Victor de Araújo. Especialistas em 'bem morrer': causa mortis, rituais e hierarquias em um mosteiro do Rio de Janeiro colonial. Hist. cienc. saude-Manguinhos [online]. 2013, vol.20, n.2, pp.537-552. ISSN 0104-5970.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-59702013000200010.

Instalados na América portuguesa desde o final do século XVI, os monges beneditinos tinham como lema ter a morte sempre à vista. Neste artigo, são apresentados os diversos desdobramentos em torno da morte em um mosteiro no Rio de Janeiro setecentista. Com ênfase nas atuações performáticas, e fazendo uso de documentação depositada no próprio mosteiro, são analisadas as hierarquizações envolvidas, as formas de representação do tema e a sociabilidade gerada nas ocasiões de sepultamentos. Com enfoque nas relações estabelecidas, incluindo as reciprocidades inventadas e reinventadas ao longo dos rituais, demonstra-se que tais ocasiões forneciam subsídios para a distinção dos eclesiásticos em uma sociedade regida, em parte, por lógicas do Antigo Regime.

Palavras-chave : causa mortis; rituais; hierarquias; beneditinos; Rio de Janeiro colonial.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )