SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Plants and their use by the people of Northern Cameroon: selection and use in the nineteenth and twentieth centuriesO uso da folha de coca em comunidades tradicionais: perspectivas em saúde, sociedade e cultura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


História, Ciências, Saúde-Manguinhos

versão impressa ISSN 0104-5970

Resumo

CAMPOS, Paulo Fernando de Souza. Memorial de Maria de Lourdes Almeida: história e enfermagem no Brasil pós-1930. Hist. cienc. saude-Manguinhos [online]. 2013, vol.20, n.2, pp.609-625. ISSN 0104-5970.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-59702013000200014.

O Serviço Especial de Saúde Pública redimensionou a formação e a identidade profissional da enfermagem brasileira ao reinserir homens e mulheres negras na profissão - premissa deste artigo fundado no método histórico, que analisa os resultados do Programa Enfermagem a partir da experiência pessoal de uma das protagonistas. As fontes primárias integram documentos anexados ao memorial de Maria de Lourdes Almeida, uma das primeiras bolsistas do serviço, enfermeira chefe do Serviço Especial de Saúde de Araraquara, do Centro de Treinamento da Faculdade de Higiene e Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Considera-se que o Programa Enfermagem, implantado no Brasil durante o Estado Novo, alterou o perfil profissional da enfermagem brasileira pós-1930 e consubstanciou a política intervencionista promovida na era Vargas.

Palavras-chave : história; enfermagem; identidade; era Vargas; Maria de Lourdes Almeida (1917-?).

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )