SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Memorial de Maria de Lourdes Almeida: história e enfermagem no Brasil pós-1930Em busca do feto saudável: ideias, marcas e coisas na reconstrução do diagnóstico da toxoplasmose índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


História, Ciências, Saúde-Manguinhos

versão impressa ISSN 0104-5970

Resumo

BARRETO, Ivan Farias. O uso da folha de coca em comunidades tradicionais: perspectivas em saúde, sociedade e cultura. Hist. cienc. saude-Manguinhos [online]. 2013, vol.20, n.2, pp.627-641. ISSN 0104-5970.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-59702013000200015.

Aborda as questões socioculturais que envolvem o uso da folha de coca nas regiões andina e amazônica. O estudo é de natureza teórica, sendo privilegiados artigos científicos e entrevistas com profissionais conceituados em revistas e jornais. Os resultados da pesquisa sugerem que a associação indiscriminada da coca à cocaína e, consequentemente, ao narcotráfico, parte de um preconceito construído historicamente que se sobrepõe às raízes históricas e culturais do uso milenar da planta. Cabe à psicologia, como ciência, romper o silêncio frente às questões indígenas e compreender a dinâmica dos processos socioculturais desses povos para se fazer atuar em espaços que exigem tratamentos diferenciados.

Palavras-chave : folha de coca; cultura; saúde; psicologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )