SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2O uso da folha de coca em comunidades tradicionais: perspectivas em saúde, sociedade e culturaFicção científica e o Admirável mundo novo: previsões concretizadas no atual século e considerações bioéticas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


História, Ciências, Saúde-Manguinhos

versão impressa ISSN 0104-5970

Resumo

SILVA, Vera Lucia Marques da  e  CAMARGO JUNIOR, Kenneth Rochel. Em busca do feto saudável: ideias, marcas e coisas na reconstrução do diagnóstico da toxoplasmose. Hist. cienc. saude-Manguinhos [online]. 2013, vol.20, n.2, pp.643-651. ISSN 0104-5970.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-59702013000200016.

Resulta da investigação do atendimento médico à gestante na busca do feto saudável, especificamente da operacionalização do diagnóstico e da tomada de decisão quanto ao objeto infecção-doença toxoplasmose. Seguindo a filosofia empírica e Annemarie Mol, esse objeto seria 'manipulado', pelo menos, por médico e paciente. Tal manipulação corresponde a uma reconstrução ontológica, a partir da articulação dos elementos ideias-marcas-coisas no contexto espaçotemporal, o que propicia a multiplicação do objeto. Pretende-se contribuir para a teorização da política ontológica considerando que a multiplicação do objeto e as várias intervenções decorrentes implicaram diferentes modelagens dos corpos e deslocamentos de vida.

Palavras-chave : filosofia empírica; prática de atenção à saúde; manipulação; reconstrução ontológica; política ontológica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )