SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3O mar como ciência: instituições e estratégias da investigação sobre o mar em Portugal no século XX (da Primeira República à democracia)A prática oceanográfica e a coleção iconográfica do rei dom Carlos I índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


História, Ciências, Saúde-Manguinhos

versão impressa ISSN 0104-5970

Resumo

SALGADO, Maurício de Mattos  e  MARANDINO, Martha. O mar no museu: um olhar sobre a educação nos aquários. Hist. cienc. saude-Manguinhos [online]. 2014, vol.21, n.3, pp.867-882. ISSN 0104-5970.  https://doi.org/10.1590/S0104-59702014000300005.

A musealização do mar, hoje capitaneada por aquários e oceanários, envolveu a relação do homem com esses ambientes, assim como técnicas que permitiram sua exploração e a manutenção de organismos em cativeiro. Reconhecendo o papel de pesquisa e entretenimento que os aquários possuem, são analisados alguns aspectos sobre sua constituição ao longo do tempo, especialmente, a dimensão de educação e divulgação que esses locais assumiram mais fortemente nos dias atuais. Para tal, esmiuçamos o exemplo de uma instituição nacional – o Aquário de Ubatuba –, indicando como sua musealização possui intenções claras de ensinar e divulgar conteúdos ligados à zoologia, ecologia e conservação.

Palavras-chave : educação; aquários; divulgação científica; musealização do mar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )