SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3O Kraken: quando mito e ciência se encontramO astrolábio, o mar e o Império índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


História, Ciências, Saúde-Manguinhos

versão impressa ISSN 0104-5970

Resumo

LONGO, Leila de Lourdes  e  AMADO FILHO, Gilberto Menezes. O conhecimento da fauna marinha bentônica brasileira através dos tempos. Hist. cienc. saude-Manguinhos [online]. 2014, vol.21, n.3, pp.995-1010. ISSN 0104-5970.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-59702014000300011.

Ambientes com características geomorfológicas, geofísicas e com organismos peculiares compõem os ecossistemas da plataforma continental e as ilhas oceânicas da costa brasileira. A extensão da costa, a biodiversidade, a alta taxa de endemismos e a escassez de especialistas dificultam o conhecimento da fauna marinha. Apresentamos o estado atual de conhecimento da biodiversidade marinha e as perspectivas para a área no Brasil, com base em revisão bibliográfica sistemática. Constatamos que iniciativas governamentais em diferentes âmbitos têm permitido maior conhecimento das espécies da fauna marinha brasileira, abrindo perspectivas que incluem o uso de ferramentas complexas na descrição dos habitats bentônicos marinhos quanto à sua composição geológica, geofísica e biótica.

Palavras-chave : fauna marinha bentônica; conhecimento da biodiversidade marinha; histórico do conhecimento da biodiversidade; Brasil.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )