SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número4Tradutores médicos e a ideia de tradução em Portugal em fins do século XVIII: o caso dos livros de medicinaThe San Juan de Dios Hospital and its workers: the social life of a hospital and the health crisis in Colombia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


História, Ciências, Saúde-Manguinhos

versão impressa ISSN 0104-5970versão On-line ISSN 1678-4758

Resumo

BARRADAS, Carlos da Silva  e  NUNES, João Arriscado. A virada austera: o declínio do acesso à saúde e da qualidade de atendimento para pacientes com câncer em Portugal. Hist. cienc. saude-Manguinhos [online]. 2017, vol.24, n.4, pp.933-951. ISSN 0104-5970.  https://doi.org/10.1590/s0104-59702017000500005.

Em abril de 2011, Portugal pediu à Comissão Europeia um resgate financeiro, como resposta à sua crise de dívida soberana, sendo contrabalançado por várias medidas de austeridade. No Serviço Nacional de Saúde essas medidas foram rápidas e em grande escala, gerando nos profissionais de saúde que aí trabalham dificuldades crescentes no uso de meios de diagnóstico, tratamentos e medicação para os pacientes, bem como no aumento de obstáculos às consultas regulares. Este artigo pretende, por meio de análise da mídia, das políticas de saúde em Portugal relativas ao câncer e dos testemunhos desses/as profissionais, mostrar suas ansiedades e explorar a forma como isso está afetando negativamente a vida de quem lida diariamente com essa doença.

Palavras-chave : austeridade; câncer; profissionais de saúde; Serviço Nacional de Saúde; economia política da saúde..

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )