Acessibilidade / Reportar erro

“Do meu amor ao Paraguai e à raça guarani”: ideias e projetos do naturalista e botânico Moisés Santiago Bertoni (1857-1929)

Resumo

O artigo apresenta a trajetória do naturalista e botânico suíço Moisés Santiago Bertoni, que, diferentemente dos viajantes e naturalistas clássicos, viajou para a América com o objetivo de fundar uma colônia agrícola, primeiramente, na Argentina, posteriormente, no Paraguai. Além dos contatos que manteve com intelectuais e com centros internacionais de pesquisa, dedicou-se ao estudo da flora e das populações nativas, bem como à escrita de artigos e de obras como La civilización guaraní. Em sua luta contra as ideias defendidas pelos intelectuais simpatizantes do evolucionismo positivista e do liberalismo novecentista, Bertoni se insurgiu solitariamente em defesa da superioridade dos indígenas guaranis, sobretudo, de sua higiene e medicina, como atestam tanto seus biógrafos quanto seus críticos.

Moisés Santiago Bertoni (1857-1929); La civilización guaraní (livro); medicina; nacionalismo; América Latina

Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz Av. Brasil, 4365, 21040-900 , Tel: +55 (21) 3865-2208/2195/2196 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: hscience@fiocruz.br