SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue1Os sem-voto do Legislativo brasileiro: quem são os senadores suplentes e quais os seus impactos sobre o processo legislativoVotando na prateleira: a politização do consumo na América Latina author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Opinião Pública

Print version ISSN 0104-6276

Abstract

BIROLI, Flávia  and  MIGUEL, Luis Felipe. Orgulho e preconceito: a "objetividade" como mediadora entre o jornalismo e seu público. Opin. Publica [online]. 2012, vol.18, n.1, pp. 22-43. ISSN 0104-6276.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-62762012000100002.

O artigo discute o valor da "objetividade" na construção do discurso e na orientação das práticas jornalísticas. A análise de revistas brasileiras semanais de informação permite observar que o ideal da objetividade e a afirmação dos valores morais não são excludentes: "fatos objetivos" e julgamentos complementam-se na legitimação do jornalismo como guardião dos valores sociais. O compartilhamento de posições sociais - e preconceitos - entre os jornalistas e seu público permite que perspectivas e interesses específicos sejam vocalizados como se correspondessem à totalidade, naturalizando um padrão de valores e transmutando julgamentos em fatos. No jornalismo, a neutralidade corresponde à validação de discursos hegemônicos.

Keywords : jornalismo; objetividade; perspectivas sociais; interesses; política.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese