SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue1Movimentos sociais e democracia: a tensão necessáriaClassificando regimes políticos utilizando análise de conglomerados author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Opinião Pública

Print version ISSN 0104-6276

Abstract

FUKS, Mario. Atitudes, cognição e participação política: padrões de influência dos ambientes de socialização sobre o perfil político dos jovens. Opin. Publica [online]. 2012, vol.18, n.1, pp. 88-108. ISSN 0104-6276.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-62762012000100005.

O debate sobre o papel da socialização na aquisição de conhecimento, na formação das atitudes e no padrão de participação política do jovem nos lembra, constantemente, que a família e a escola são os ambientes definidores nesse processo. Mas isso não esclarece uma série de questões. Uma delas é a interação entre os diversos fatores que compõem esses contextos socializadores e os mecanismos por meio dos quais eles geram efeitos sobre o perfil político dos jovens. Essa dinâmica é o foco do presente artigo e o nosso principal argumento é que ela cria padrões distintos na influência desses ambientes sobre o perfil político do jovem, dependendo da dimensão considerada. Nossas análises são feitas a partir dos dados de um survey realizado em 2008 com jovens do ensino médio da cidade de Belo Horizonte.

Keywords : socialização política; atitudes políticas; participação política; conhecimento político; jovens.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese