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Debate político-eleitoral no Facebook: os comentários do público em posts jornalísticos na eleição presidencial de 2014

The electoral debate on Facebook: comments from the audience on journalistic posts in the 2014 Brazilian presidential election

Debate político-electoral en Facebook: los comentarios del público en posts de noticias en la elección presidencial de 2014

Le débat électoral sur Facebook: les commentaires sur les publications journalistiques à propos de l’élection présidentielle brésilienne en 2014

Resumo

Experiências interativas online têm estimulado o desenvolvimento de debate público. O Facebook (FB), por exemplo, atrai tanto indivíduos quanto instituições, tais como empresas jornalísticas, que veem na ferramenta a oportunidade de maior contato com a audiência. Com base nisso, este artigo investiga as características do debate público acerca da eleição presidencial de 2014, a partir de postagens nas páginas oficiais dos três maiores jornais brasileiros (Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo e O Globo) no FB. Assim, observaram-se: 1) intensidade do debate, 2) postura do comentador (reciprocidade), 3) justificativa dos comentários e 4) reflexividade em 610.660 comentários. Dentre os principais resultados, pode-se destacar predominância de comentários monológicos e com baixa justificação. Todavia, o FB pode ser considerado um espaço de persuasão, o que predominou nos comentários.

debate público; Facebook; eleições; interação online; jornais

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