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Opinião Pública

Print version ISSN 0104-6276On-line version ISSN 1807-0191

Abstract

SOUZA, Cíntia Pinheiro Ribeiro de. Efeitos de competição, gastos de campanha e fragmentação eleitoral sobre comparecimento e votos válidos nas eleições municipais brasileiras em 2012. Opin. Publica [online]. 2019, vol.25, n.2, pp.312-342.  Epub Sep 16, 2019. ISSN 1807-0191.  https://doi.org/10.1590/1807-01912019252312.

Este artigo investiga fatores associados aos níveis de comparecimento eleitoral, em especial, variáveis políticas contextuais. O argumento é de que, com o enfraquecimento de condicionantes duradouros, como os sociodemográficos e os sociopsicológicos, devemos atentar ao efeito de curto prazo da conjuntura sobre a participação eleitoral. O estudo desse efeito ainda é incipiente no Brasil e na América Latina. A expectativa inicial era de que competição, gastos de campanha e fragmentação estivessem associados positivamente com a participação eleitoral agregada. Essa hipótese foi testada por meio de modelos lineares multivariados nas eleições para prefeito de 2012. Os resultados confirmam essa hipótese em relação à competição e aos gastos de campanha, com mais força ainda sobre os votos válidos se comparados ao comparecimento em si. Porém, os resultados apontam um efeito negativo da fragmentação.

Keywords : comparecimento eleitoral; competição eleitoral; gastos de campanha; fragmentação eleitoral; Brasil.

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