Acessibilidade / Reportar erro

Será que vai virar processo? Determinantes da elucidação dos homicídios dolosos em uma cidade brasileira 1 1 Trabalho realizado a partir do financiamento da Fapemig (APQ 00744-14).

Will it become a trial? Determinants of clearance of intentional homicides in a Brazilian city

¿Se convertirá en un proceso? Determinantes del aclaramiento de homicidios en una ciudad brasileña

Cela deviendra-t-il un procès? Déterminants de l’élimination des homicides intentionnels dans une ville brésilienne

Resumo

Neste artigo analisamos dados de inquéritos policiais e processos penais de homicídios dolosos arquivados em Belo Horizonte entre os anos de 2003 e 2013, para entender os determinantes da elucidação desses homicídios. Como variáveis preditoras, usamos as características da vítima, os atributos do delito e a natureza dos procedimentos policiais. Os resultados informam que as características do assassinato e os métodos de descoberta da verdade (centrados no flagrante e na presença de testemunhas oculares do delito) são as variáveis que melhor explicam a diferença entre casos arquivados na polícia e na justiça. Todavia, o decurso do tempo tem papel de destaque, posto que inquéritos policiais não encerrados em até cinco anos têm chances irrisórias de serem transformados em processos penais.

elucidação; homicídios; Brasil; inquérito policial; sistema de justiça criminal

Centro de Estudos de Opinião Pública da Universidade Estadual de Campinas Cidade Universitária 'Zeferino Vaz", CESOP, Rua Cora Coralina, 100. Prédio dos Centros e Núcleos (IFCH-Unicamp), CEP: 13083-896 Campinas - São Paulo - Brasil, Tel.: (55 19) 3521-7093 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: rop@unicamp.br