Acessibilidade / Reportar erro

O território da confluência: poética e antropologia* * Agradeço a José Jorge de Carvalho, Rita Segato, Pedro Paulo Pereira, Lara Amorim pelas sugestões e comentários; a Ellen Woortmann pela crítica de minha tentativa anterior de pensar a questão do contexto e a Ana Vicentini pelas sugestões acerca da teoria literária.

Este artigo examina algumas possibilidades de interpretação comparada de textos literários e performance, como forma de ampliar o repertório temático da antropologia. Tal investigação se situa nas fronteiras entre antropologia, história e literatura comparada. Compreendendo a interpretação como urna forma de diálogo, parto do aspecto reflexivo das obras de arte, da noção de performance simultaneamente como ato e modo de utilização da linguagem e da problemática da contextualização – incluindo as relações entre contexto da situação, história e cultura – na análise das relações entre literatura romântica e tradições orais camponesas, no contexto da poesia épica finlandesa.

contexto; diálogo; épico; literatura; performance; tradição oral


Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social - IFCH-UFRGS UFRGS - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Av. Bento Gonçalves, 9500 - Prédio 43321, sala 205-B, 91509-900 - Porto Alegre - RS - Brasil, Telefone (51) 3308-7165, Fax: +55 51 3308-6638 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: horizontes@ufrgs.br