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Horizontes Antropológicos

versión impresa ISSN 0104-7183versión On-line ISSN 1806-9983

Resumen

TEIXEIRA, Sérgio Alves. Produção e consumo social da beleza. Horiz. antropol. [online]. 2001, vol.7, n.16, pp.189-220. ISSN 0104-7183.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-71832001000200011.

Este artigo apresenta a argumentação básica a respeito da subjetividade e da objetividade na percepção da beleza e tem por preocupação central compreender as motivações para a produção e consumo da beleza humana e sua operacionalização. Atenta também para generalizações sobre tais temas que, por serem comuns a todas as sociedades humanas, são percebidos como fenômenos sociais importantes. Anedotas, provérbios e aforismos são tomados como dados estratégicos para a consecução destes objetivos.

Palabras clave : anedotas; atratividade sexual; beleza; feiúra; juventude; provérbios; sedução; velhice.

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