SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue18Acerca de la Etnoarqueología en América del Sur author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Horizontes Antropológicos

Print version ISSN 0104-7183On-line version ISSN 1806-9983

Abstract

DAVID, Nicholas  and  KRAMER, Carol. Teorizando a etnoarqueologia e a analogia. Horiz. antropol. [online]. 2002, vol.8, n.18, pp.13-60. ISSN 0104-7183.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-71832002000200002.

Trata-se de um primeiro e abrangente estudo daquilo que permanece. Apesar de sua centralidade e múltiplas articulações, a Etnoarqueologia é uma das menos conhecidas subdisciplinas da Antropologia. Primeiramente desenvolvida como o estudo da cultura material etnográfica a partir de perspectivas arqueológicas, ela expandiu seu alcance e relevância ao longo do último meio século. Os autores são renomados profissionais, e suas abordagens teóricas englobam tanto o processualismo da Nova Arqueologia, como o pós-processualismo dos anos 80 e 90. O livro traz uma abordagem de estudo de caso e é equilibrado em sua cobertura geográfica e temática, incluindo exames de materiais em francês e alemão. Três capítulos introduzem o assunto e sua história, fazem um levantamento do amplo espectro teórico necessário e discutem métodos de campo e ética. Dez capítulos temáticos tratam de processos de formação, subsistência, o estudo da produção e estilos de artefatos, estrutura e arquitetura de sítios, produção especialista de artesanato, comércio e troca, e práticas mortuárias e ideologia. O livro conclui com a apreciação das contribuições, de fato e potenciais, da Etnoarqueologia e de seu lugar dentro da Antropologia. Generosamente ilustrado, o livro inclui fotografias de renomados etnoarqueólogos em ação.

Keywords : etnoarqueologia; teoria; analogia etnográfica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License