SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue19O poder de domar do fraco: construção de autoridade pública e técnicas de poder tutelar nas políticas de imigração e colonização do Serviço de Povoamento do Solo Nacional, do BrasilColônia do Sacramento: a situação na fronteira platina no século XVIII author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Horizontes Antropológicos

Print version ISSN 0104-7183On-line version ISSN 1806-9983

Abstract

SCOTTO, Gabriela. Encontros e desencontros entre a política e o mercado: uma antropologia das "trocas" no espaço do marketing político. Horiz. antropol. [online]. 2003, vol.9, n.19, pp.49-78. ISSN 0104-7183.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-71832003000100003.

Constata-se, neste artigo, que não há fronteiras bem definidas e rígidas entre política e mercado - pelo contrário, as articulações entre ambos são grandes. E se, por um lado, é verdade que existe uma considerável mercantilização dos interesses e das transações sociais e profissionais no campo político-eleitoral, por outro, não é menos verdade de que existe, também, uma "politização" do mercado e dos produtos e serviços oferecidos. Eventos sociais, tais como congressos de marketing político e feiras de "produtos e serviços políticos", são usados como uma porta de entrada para a análise da constelação de agentes, práticas e representações, que se articulam no marketing político e que evidenciam as tênues fronteiras entre política e mercado que permeiam esse espaço social.

Keywords : eleições; marketing político; política e mercado; representação política.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License