SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue22"Puentes de papel": apuntes sobre las escrituras de la emigración"Então se forma a história bonita": relações entre folhetos de cordel e literatura erudita author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Horizontes Antropológicos

Print version ISSN 0104-7183

Abstract

SEYFERTH, Giralda. A idéia de cultura teuto-brasileira: literatura, identidade e os significados da etnicidade. Horiz. antropol. [online]. 2004, vol.10, n.22, pp. 149-197. ISSN 0104-7183.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-71832004000200007.

No contexto da imigração alemã, ainda no século XIX, surgiu uma literatura produzida por indivíduos atentos à realidade cultural teuto-brasileira, e que prosperou até 1939, quando o Estado Novo proibiu as publicações em idioma estrangeiro durante a "campanha de nacionalização". Neste artigo procuro analisar o papel exercido por essa literatura escrita em língua alemã - especialmente a poesia - na construção de uma identidade cultural que combina os princípios da germanidade com a realidade da colonização em território brasileiro. O universo focalizado é o da "colônia" Blumenau (Vale do Itajaí, SC), lugar onde uma elite emergente, com algum capital cultural e, principalmente econômico, patrocinou atividades associativas, manteve um teatro e estimulou a produção literária divulgada, principalmente, através de jornais e almanaques, numa apropriação bastante peculiar da noção de Kultur.

Keywords : colonização alemã; germanidade; identidade cultural; literatura teuto-brasileira.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese