SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue26Acesso ao aborto e liberdades laicasTaxonomias das doenças entre os índios Baniwa (arawak) e desana (tukano oriental) do alto rio negro (Brasil) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Horizontes Antropológicos

Print version ISSN 0104-7183

Abstract

UZIEL, Anna Paula et al. Parentalidade e conjugalidade: aparições no movimento homossexual. Horiz. antropol. [online]. 2006, vol.12, n.26, pp. 203-227. ISSN 0104-7183.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-71832006000200009.

A temática da conjugalidade homossexual e da luta por direitos sexuais e reprodutivos divide o movimento homossexual e é instigante compreender as concepções que dão suporte às inflamadas defesas e posições contrárias ao "casamento gay " e/ou a luta por direitos sexuais e reprodutivos. O objetivo deste texto é entender como a conjugalidade e a parentalidade aparecem. Para tanto, um cuidadoso trabalho de pesquisa foi desenvolvido entre grupos homossexuais que demonstraram o conflito que ainda permeia esses assuntos polêmicos. Entre muitas outras coisas, observou-se que a parceria civil, embora não seja consenso sequer dentro do movimento, é vista como um tema aglutinador e que o lado obscuro da luta homossexual permanece ligado à violência e a homofobia, ainda presentes de forma marcante no Brasil.

Keywords : conjugalidade; movimento homossexual; parceria civil; parentalidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese