SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue30La pasión según aldosivi: el "otro" y los combates por la identidadJogo livre: analogias em torno das 17 regras do futebol author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Horizontes Antropológicos

Print version ISSN 0104-7183

Abstract

SPAGGIARI, Enrico. Ganhar jogo, pagar jogo e ganhar visita: prática futebolística em um bairro rural. Horiz. antropol. [online]. 2008, vol.14, n.30, pp. 165-190. ISSN 0104-7183.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-71832008000200007.

Pretendo refletir sobre algumas abordagens possíveis do futebol a partir de uma experiência etnográfica num bairro localizado no perímetro rural de São Bento do Sapucaí (SP), onde investiguei os possíveis entrelaçamentos entre as formas associativas e de sociabilidade em torno das práticas futebolísticas e o universo comunitário do bairro. Por meio desses entrelaçamentos pude verificar a existência de certas dinâmicas no contexto futebolístico local, onde as ações de receber e visitar outras equipes implicam regras e deveres inteligíveis dentro de uma lógica de reciprocidade particular. Partindo da premissa de que existe uma heterogeneidade de significados e práticas do esporte, proponho, ainda, problematizar as premissas dicotômicas que fomentam o debate envolvendo, principalmente, os usos dos conceitos de esporte e jogo, mas também a dimensão ritual e a dimensão cotidiana, tendo sempre em mente que são planos em constantes articulações.

Keywords : antropologia do esporte; bairro rural; futebol; jogo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese