SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue31Maria Índia, ou a fronteira da colonização: trabalho, migração e política no planalto sul de Angola author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Horizontes Antropológicos

Print version ISSN 0104-7183

Abstract

FELDMAN-BIANCO, Bela. Reinventando a localidade: globalização heterogênea, escala da cidade e a incorporação desigual de migrantes transnacionais. Horiz. antropol. [online]. 2009, vol.15, n.31, pp. 19-50. ISSN 0104-7183.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-71832009000100002.

Dado um renovado interesse nas relações entre migrantes e cidades, examino as continuidades e mudanças no posicionamento e papéis desempenhados por migrantes portugueses e suas práticas locais e transnacionais à luz dos reposicionamentos de New Bedford, Massachusetts (EUA) e Portugal na economia política global. Ao invés de adotar o grupo étnico como unidade de análise, centralizo a minha atenção nessa localidade americana e na política ao nível local para explicar as relações entre globalização, escala de cidade e a incorporação de imigrantes. Ao inter-relacionar processos locais e globais, indico como a incorporação desses migrantes em New Bedford se imbrica à sua simultânea inserção em Portugal e na União Europeia. Dessa perspectiva, desvendo os aparentes paradoxos subjacentes aos projetos neoliberais em curso, que se apoiam na organização flexível do trabalho, em políticas imigratórias restritivas de segurança nacional e decorrente criminalização de imigrantes, bem como em ideologias de diversidade cultural.

Keywords : escala da cidade; globalização heterogênea; incorporação desigual; migrações transnacionais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese     · press release in Portuguese