SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue36Desfetichizar para producir valor, refetichizar para producir el colectivo: cultura material en una cooperativa de "cartoneros" del gran Buenos AiresLa religión como cultura material: socio-génesis de los circuitos editoriales en el mundo católico y evangélico author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Horizontes Antropológicos

Print version ISSN 0104-7183

Abstract

MENEZES, Renata de Castro. A imagem sagrada na era da reprodutibilidade técnica: sobre santinhos. Horiz. antropol. [online]. 2011, vol.17, n.36, pp. 43-65. ISSN 0104-7183.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-71832011000200003.

Os santinhos são retângulos de papel cujas faces comportam, de um lado, uma imagem de santo (ou santa, ou santos), e, do outro, textos em que se combinam preces e prescrições para utilizá-las corretamente, detalhes da vida do santo, propaganda da gráfica que imprime o material, etc. Em meu artigo procuro trazer algumas reflexões sobre as formas de interação (religiosa ou não) que podem se dar em torno desse compósito texto-imagem, tais como percebidas ao acompanhar sua circulação em trabalho de campo, e uma discussão da simbologia que a eles pode estar associada, a partir de uma interpretação de textos e imagens.

Keywords : catolicismo; culto aos santos; materialidade da devoção; religião e objetos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese