SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue36La religión como cultura material: socio-génesis de los circuitos editoriales en el mundo católico y evangélicoEntre vulgarizações e singularizações: notas sobre a vida social dos balaios author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Horizontes Antropológicos

Print version ISSN 0104-7183

Abstract

MURA, Fabio. De sujeitos e objetos: um ensaio crítico de antropologia da técnica e da tecnologia. Horiz. antropol. [online]. 2011, vol.17, n.36, pp. 95-125. ISSN 0104-7183.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-71832011000200005.

Os estudos sobre os fenômenos técnicos geralmente centram-se sobre atos e lógicas de produção dos objetos, através de abordagens sistêmicas e a partir da dicotomia Homem/Natureza. Dessa forma, as análises levam à construção de totalidades ontologicamente distintas: por um lado, o mundo sociocultural, por outro, aquele material. Assim, quando se se refere ao Homem, entende-se sociedade, sistema simbólico, etc., enquanto que, por Natureza, aspectos físicos, químicos, etc. Analisando criticamente esse paradigma, o presente artigo busca colocar em evidência seus limites heurísticos, para em seguida apresentar um esboço de proposta analítica alternativa, baseada numa abordagem processual, no entendimento das técnicas a partir de lógicas e práticas de uso, e na superação metodológica da referida dicotomia Homem/Natureza. Assim, aborda os elementos que constituem o cosmo como estando, segundo as circunstâncias, na posição de sujeitos de ação ou de objetos da ação.

Keywords : antropologia da técnica e da tecnologia; cultura material; índios guarani; natureza [cultura].

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese