SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue36De sujeitos e objetos: um ensaio crítico de antropologia da técnica e da tecnologiaDa invenção da tradição (ou de como os patrimônios nos inventam): notas sobre a patrimonialização do pastoreio na Espanha author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Horizontes Antropológicos

Print version ISSN 0104-7183

Abstract

GUIMARAES, Roberta Sampaio. Entre vulgarizações e singularizações: notas sobre a vida social dos balaios. Horiz. antropol. [online]. 2011, vol.17, n.36, pp. 127-143. ISSN 0104-7183.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-71832011000200006.

Partindo de uma reflexão geral sobre os estudos da "cultura material", neste artigo experimento a rentabilidade analítica das formulações teóricas de Igor Kopytoff, autor que sugeriu a pesquisa do que denominou de biografia cultural dos objetos, enfatizando suas fases de vida e as gradações, sobreposições e recorrências de classificações que os vulgarizavam ou singularizavam em determinada sociedade. E, para buscar um diálogo criativo com esse autor, utilizo notas realizadas durante trabalho de campo junto a integrantes do bloco de carnaval Afoxé Filhos de Gandhi do Rio de Janeiro, composto por praticantes do candomblé e que utilizavam ritualmente "balaios" durante um cortejo religioso pelas ruas da cidade chamado Presente de Iemanjá.

Keywords : balaios; biografia; cultura material; Presente de Iemanjá.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese