SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue36Entre vulgarizações e singularizações: notas sobre a vida social dos balaiosA respeito da materialidade do patrimônio imaterial: o caso do INRC Porongos author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Horizontes Antropológicos

Print version ISSN 0104-7183

Abstract

SILVEIRA, Luciana Braga  and  BUENDIA, Mercedes Pardo. Da invenção da tradição (ou de como os patrimônios nos inventam): notas sobre a patrimonialização do pastoreio na Espanha. Horiz. antropol. [online]. 2011, vol.17, n.36, pp. 145-169. ISSN 0104-7183.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-71832011000200007.

Buscando dialogar com o conhecimento produzido na antropologia sobre a categoria patrimônio este trabalho se dedica a analisar um processo em curso na Europa, que consiste no esforço de revitalização e preservação de um tipo de pastoreio de ovelhas e cabras, conhecido como transumância. A transumância, típica dos países de clima mediterrâneo, com fortes oscilações térmicas entre o inverno e o verão e que se caracteriza pelo deslocamento dos pastores e rebanhos por longas distâncias, tem sido considerada uma atividade fadada ao desaparecimento na Europa, em razão do número cada vez mais reduzido de pastores. A reflexão sobre o fenômeno de patrimonialização dessa atividade é a proposta deste artigo. A análise da estruturação de um sistema de objetos nesse contexto e a sua atuação na formação de subjetividades, de identidades culturais e afirmação de direitos são objetivos centrais deste trabalho.

Keywords : identidades culturais; patrimônio; sistema de objetos; transumância.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese