SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número47A fixação e a transitoriedade do gênero molecularThe paradoxes of (in)visibility. ​Life trajectories male trans people of contemporary Argentine índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Horizontes Antropológicos

versão impressa ISSN 0104-7183versão On-line ISSN 1806-9983

Resumo

CAMARGO, Wagner Xavier  e  KESSLER, Cláudia Samuel. Além do masculino/feminino: gênero, sexualidade, tecnologia e performance no esporte sob perspectiva crítica. Horiz. antropol. [online]. 2017, vol.23, n.47, pp.191-225. ISSN 0104-7183.  http://dx.doi.org/10.1590/s0104-71832017000100007.

A partir de experiências etnográficas no mundo esportivo, este texto articula dados empíricos e reflexão teórica em busca da compreensão das implicações para o esporte mainstream da existência de corpos não normativos/dissonantes, participantes em diferentes competições do sistema esportivo global. Questionamos não apenas as normatividades instituídas e presentes no meio esportivo, mas também as masculinidades/feminilidades como ficções políticas em vigor nas arenas esportivas. Dessa forma, propomos refletir sobre a alteridade presente no campo esportivo, a partir de corpos que sofrem/sofreram diferentes processos de transformação corporal ou que usam fármacos e outras substâncias. Gênero, sexualidade e deficiência são categorias que nos ajudarão a problematizar a construção de saberes e a gestão política dos usos dos corpos em performances de alto rendimento atlético.

Palavras-chave : corpos dissonantes; esportes; gênero; sexualidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )