SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue3Characterization of a semideciduous forest in Varginha, MG. And comparison with remaining forest fragments in the region author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

CERNE

Print version ISSN 0104-7760

Abstract

BRAZ, Maria do Socorro Souto et al. Caracterização morfológica do fruto, semente, plântula e planta jovem e germinação de Inga ingoides (Rich) Willd. CERNE [online]. 2012, vol.18, n.3, pp. 353-360. ISSN 0104-7760.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-77602012000300001.

Nesta pesquisa, objetivou-se descrever e ilustrar as características morfológicas do fruto, semente, plântula e planta jovem e germinação da espécie Inga ingoides (Rich) Willd. Utilizaram-se 100 frutos para a descrição morfológica externa, no qual observou-se: tipo, forma, comprimento, superfície, cor, deiscência, tipo de pericarpo e número de sementes por frutos. Para o estudo das características morfológicas das sementes, foram utilizadas 100 amostras, observando: forma, comprimento, superfície da testa, cor e tipo de cotilédones, posição e descrição do embrião (tipo, forma do eixo hipocotiledonar). A descrição das características morfológicas da fase de germinação foi realizada em ambiente controlado (condições de laboratório) a uma temperatura ambiente de 28ºC e 70% umidade relativa do ar, quando acompanhou-se até o surgimento dos primeiros metáfilos, com posterior descarte. A fase de planta jovem foi analisada durante um período de 28 dias em condições de casa de vegetação, observando-se as seguintes características: tipo de emergência, tipo de raiz, hipocótilo, cotilédones, epicótilo e tipo de metáfilo. Diante dos resultados, constatou-se que os frutos de Inga ingoides (Rich) Willd. são do tipo legume, subtipo legume nucóide, apresentando de 4 à 18 sementes. As sementes possuem forma obvada, variando para oblonga com presença de sarcotesta, com germinação do tipo semi-hipógea. Nas plântulas e plantas jovens observou-se a presença de metáfilos bifoliolados, com pecíolo alado, textura coriácea, coloração verde-escura na face superior (adaxial) e verde-clara na inferior (abaxial) com estípulas.

Keywords : Sementes florestais; leguminosas; morfologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese