SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue3Forest fuel moisture variation in terms of forest fire danger indexChanges in the structure due to strong winds in forest areas in the Pantanal, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

CERNE

Print version ISSN 0104-7760

Abstract

D'AMBROS, Jorge; GONCALEZ, Joaquim Carlos  and  ANGELO, Humberto. Contribuições à implantação de polo moveleiro na Região Central do Tocantins. CERNE [online]. 2012, vol.18, n.3, pp. 377-386. ISSN 0104-7760.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-77602012000300004.

Trata-se de estudo desenvolvido na região central do Tocantins para ouvir atores locais, especialistas no segmento moveleiro, na identificação e análise de fatores positivos, deficiências, oportunidades e ameaças associadas à cadeia produtiva, visando a dar continuidade à formação do polo. Foram ouvidos setenta e cinco atores locais dentre empresários do setor, academia universitária e entidades representantes do governo que opinaram sobre as contribuições econômicas, sociais, políticas e ambientais advindas da constituição de um polo na região. A ferramenta utilizada foi a SWOT Analysis associada ao Método de Juízes, as variáveis foram submetidas à Análise em Componentes Principais - ACP. A Matriz SWOT mostrou-se adequada e eficaz para ser utilizada como ferramenta de diagnóstico junto aos atores locais. O exame do conjunto de fatores associados à produção moveleira local ajudou a compreender a atividade e indicar ações que influenciam esse arranjo produtivo e que trará benéficos econômicos, sociais e ambientais. Na opinião dos avaliadores, a implantação de um polo moveleiro na região favorecerá, especialmente, a geração de emprego e renda, o desenvolvimento local e regional sustentável, melhorias na gestão dos negócios elevando o padrão de qualidade e produtividade das indústrias moveleiras e a qualidade de vida da população.

Keywords : Análise SWOT; gestão estratégica; desenvolvimento local.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese