SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue3Changes in the structure due to strong winds in forest areas in the Pantanal, BrazilWood natural resistance of seven forest species to white rot caused by Pycnoporus sanguineus author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

CERNE

Print version ISSN 0104-7760

Abstract

SILVA, Gilson Fernandes da et al. Influencia de diferentes fontes de erro sobre as medições de alturas de árvores. CERNE [online]. 2012, vol.18, n.3, pp. 397-405. ISSN 0104-7760.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-77602012000300006.

Conduziu-se este trabalho, com o objetivo principal de avaliar a influência de diferentes fontes de variação sobre as medições de alturas de árvores de Eucalyptus urophila x Eucalyptus grandis. Hipsômetros baseados no princípio trigonométrico exigem que o mensurador fique a uma distância conhecida da árvore. Dessa forma, se essas distâncias forem pequenas ou muito grandes, podem ocorrer oscilações no momento da leitura do aparelho ou dificuldade de visualizar a árvore, introduzindo erros nas medições de alturas. Sendo assim, neste trabalho, foram medidas as alturas de um conjunto de árvores com três hipsômetros a três diferentes distâncias, por três diferentes pessoas. Os resultados encontrados foram comparados com as verdadeiras alturas totais das árvores, obtidas por meio da técnica de escalada. Após análises, os resultados indicaram que as distâncias de medição, juntamente com o hipsômetro utilizado, influenciam na obtenção da altura total.

Keywords : Dendrometria; hipsômetros; princípios trigonométricos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese