SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue3Litter decomposition in a gallery forest revegetation on São Francisco river basin, Minas Gerais StateInfluences of different control periods and coexistence with weed in eucaliptus author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

CERNE

Print version ISSN 0104-7760

Abstract

PROTASIO, Thiago de Paula et al. Correlações canônicas entre as características químicas e energéticas de resíduos lignocelulósicos. CERNE [online]. 2012, vol.18, n.3, pp. 433-439. ISSN 0104-7760.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-77602012000300010.

A análise de correlação canônica é um procedimento estatístico multivariado que permite verificar as correlações lineares existentes entre dois grupos ou conjuntos de variáveis (X e Y). No presente trabalho, objetivou-se realizar a análise de correlação canônica para verificar as associações existentes entre o grupo formado pelos teores de lignina, extrativos totais e o poder calorífico superior (PCS) de resíduos lignocelulósicos com o grupo formado pelos teores de seus componentes elementares (carbono, hidrogênio, nitrogênio e enxofre). Foram utilizados oito resíduos lignocelulósicos: maravalhas de eucalipto, pinus e cedro australiano; bagaço de cana; polpa celulósica residual de bambu; casca e pergaminho de café; resíduos da colheita do milho e casca de arroz. Apenas a primeira função canônica mostrou-se significativa, entretanto apresentou baixo R2 canônico. Encontrou-se uma tendência de altos teores de carbono, hidrogênio e enxofre e baixos teores de nitrogênio estarem associados com altos teores de extrativos totais dos resíduos lignocelulósicos avaliados. Esses resultados preliminares mostram que as correlações canônicas não foram eficientes para explicar as correlações existentes entre os componentes químicos elementares e os teores de lignina e o poder calorífico superior.

Keywords : Estatística multivariada; função canônica; bioenergia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese