SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue3Effect of thermal treatment on the chemical characteristics of wood from Eucalyptus grandis W. Hill ex Maiden under different atmospheric conditionsProduction of homogeneous and multilayer particleboard from Melia azedarach (Cinamomo) AND Pinus taeda with different resin contents author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

CERNE

Print version ISSN 0104-7760

Abstract

FONSECA, Adriano Geraldo et al. Qualidade fisiológica de sementes de Pinus elliotti Engelm. submetidas a diferentes métodos de armazenamento. CERNE [online]. 2012, vol.18, n.3, pp. 457-463. ISSN 0104-7760.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-77602012000300013.

Com a crescente demanda por produtos florestais, torna-se necessário ampliar o conhecimento sobre as espécies de maior importância econômica, especialmente no que se refere ao armazenamento de sementes. Entre os métodos de conservação existentes a crioconservação se apresenta como um dos mais baratos e eficientes. Neste trabalho, objetivou-se testar o comportamento fisiológico das sementes de Pinus elliottii Engelm. submetidas ao armazenamento em nitrogênio líquido; ambiente de laboratório e geladeira. O experimento foi conduzido no Laboratório de sementes da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, em Diamantina, Minas Gerais. As sementes foram adquiridas em junho de 2007, por doação da empresa Rigesa Ltda. Para a realização deste trabalho foram testados três tipos de armazenamento: 1) nitrogênio líquido à temperatura de -196º C; 2) ambiente de laboratório; 3) geladeira. Todos os tratamentos acima foram avaliados após um período de 0, 40, 80 e 120 dias de armazenamento. Os testes de vigor e germinação e velocidade de germinação foram montados em gerbox, com papel germitest e umedecidos com água destilada e mantidos em germinador BOD à 25º C. Também foram avaliadas as características comprimento de plântulas, massa verde e massa seca das plântulas. Os dados foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Tukey a 5% de significância. Constatou-se que houve perda da qualidade fisiológica das sementes de P. elliottii em todos os tratamentos. A crioconservação de sementes de P. elliotti pode ser utilizada como alternativa de armazenamento nos bancos de germoplasma.

Keywords : Crioconservação; descongelamento,; Pinaceae.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese