SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue3Charcoal anatomy of forest speciesEffects of different treatments on dormancy of Syagrus oleraces Becc palm seeds author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

CERNE

Print version ISSN 0104-7760

Abstract

CARRASCO, Edgar Vladimiro Mantilla  and  TEIXEIRA, Amanda Rocha. Metodologia para a inspeção de patologias na madeira por meio de pulsos ultrassônicos. CERNE [online]. 2012, vol.18, n.3, pp. 479-486. ISSN 0104-7760.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-77602012000300016.

Atualmente, há uma maior conscientização, por parte da sociedade, da importância das construções em madeira, principalmente as históricas. Essa preocupação se reflete na manutenção desse patrimônio e faz com que cada vez mais profissionais da área de estruturas de madeira busquem melhores técnicas para inspecionar as edificações. Os ensaios não-destrutivos (ENDs) são os mais indicados para essa inspeção, pois não proporcionam qualquer interferência na arquitetura, mantendo, assim, a integridade e a originalidade da obra. Entre os diversos ENDs existentes, uma das opções mais difundidas e promissoras é a técnica do ultrassom. Este trabalho apresenta uma metodologia para inspeção de elementos estruturais de madeira utilizando pulsos ultrassônicos. A metodologia foi aplicada em uma viga de madeira laminada colada com degradações no seu interior. Com os resultados do ultrassom, foi possível mapear, no plano, por meio de isocromáticas, as áreas degradadas da viga. A contribuição deste trabalho é a metodologia para investigação de patologias na madeira que aliada a outras técnicas complementares possibilitará uma avaliação mais precisa e confiável de estruturas de madeira, evitando a troca desnecessária de elementos estruturais sadios, supostamente deteriorados ou mesmo a manutenção de elementos extremamente deteriorados que poderiam comprometer a estabilidade global da estrutura.

Keywords : Estruturas de madeira; ultrassom; ensaios não-destrutivos; avaliação fitossanitária.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English