SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue3Methodology for inspection of wood pathologie using ultrasonic pulsesThe effect of different soil uses on the quality of spring water author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

CERNE

Print version ISSN 0104-7760

Abstract

PINTO, Jefferson Fernando Naves et al. Efeito de diferentes tratamentos na superação da dormência de sementes da palmeira Syagrus oleracea Becc.. CERNE [online]. 2012, vol.18, n.3, pp. 487-493. ISSN 0104-7760.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-77602012000300017.

A palmeira Guariroba (Syagrus oleracea Becc.) é a única espécie produtora de palmito amargo o qual é muito apreciado na culinária Goiana, podendo também ser utilizada na alimentação animal e paisagismo, porém ainda é pouco estudada. A germinação lenta e desuniforme das sementes acarreta problemas na propagação dessa espécie, dificultando, principalmente, a produção de mudas em escala comercial. Nesta pesquisa, objetivou-se avaliar diferentes tratamentos destinados a reduzir o estado de dormência e, consequentemente, acelerar o período germinativo de sementes de guariroba no sentido de desenvolver técnicas de fácil metodologia para serem utilizadas na agricultura familiar. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos inteiramente casualizados, com três repetições, em esquema fatorial 2x7, envolvendo dois fatores em estudo, semente (despolpada e não despolpada) e diferentes métodos de tratamento das sementes (7 métodos). Em uma segunda etapa, verificou-se a interferência da coleobroca na germinação das sementes, contabilizando as sementes atacadas em cada tratamento, avaliadas após a emergência. Os resultados observados mostram que os tratamentos a baixas temperaturas diminuem significativamente a germinação de sementes de guariroba e que o despolpamento das sementes promovem uma redução no tempo de germinação. Ainda foi constatado que uma redução da umidade até 8% não prejudica a germinação de sementes de guariroba e que a absorção de água pelas sementes é influenciada diretamente pelo tempo de permanência das mesmas em embebição, ocorrendo de forma independente da presença ou não de polpa. Nenhum dos tratamentos estudados mostrou efeito na redução do ataque da coleobroca.

Keywords : Guariroba; germinação; palmito amargo; embebição de sementes; desenvolvimento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese