SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue3The effect of different soil uses on the quality of spring waterGenetic parameters and selection gains for Euterpe oleracea in juvenile phase author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

CERNE

Print version ISSN 0104-7760

Abstract

SECCO, Chiara Barros et al. Comportamento de ondas de ultrassom na presença de ocos na madeira. CERNE [online]. 2012, vol.18, n.3, pp. 507-514. ISSN 0104-7760.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-77602012000300019.

Neste trabalho, objetivou-se estudar o comportamento da variação do percurso da onda em presença de oco na madeira bem como elaborar um modelo que o descrevesse. Para atingir esse objetivo, foram utilizadas peças de madeira da espécie pequiá (Aspidosperma desmanthum) nos quais foram confeccionados orifícios artificiais (circular e linear). Esses orifícios foram sendo aumentados gradualmente. Os ensaios de ultrassom foram realizados utilizando equipamento da marca USLab e transdutores de 45 kHz. As medições foram realizadas na peça íntegra e após cada fase de confecção do oco artificial. Os resultados permitiram confirmar que as velocidades de propagação de ondas de ultrassom são afetadas pela presença de ocos e que a redução da velocidade é provocada pela mudança de percurso da onda, que tende a se desviar do vazio e percorrer o material. O oco do tipo circular teve influência levemente superior na redução da velocidade do que o oco do tipo linear. A variação da velocidade com o aumento da porcentagem de oco em relação à peça integra pode ser representada por um modelo linear.

Keywords : Pequiá (Aspidosperma desmanthum); percurso da onda; método acústico; setor florestal.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English