SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue1LEAF MICROMORPHOMETRY OF Schinus molle L. (ANARCADIACEAE) IN DIFFERENT CANOPY HEIGHTSEFFECT OF THE STEAMING ON THE DRYING OF Eucalyptus grandis BOARDS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


CERNE

Print version ISSN 0104-7760

Abstract

PIROVANI, Daiani Bernardo; SILVA, Aderbal Gomes da  and  SANTOS, Alexandre Rosa dos. ANÁLISE DA PAISAGEM E MUDANÇAS NO USO DA TERRA NO ENTORNO DA RPPN CAFUNDÓ, ES. CERNE [online]. 2015, vol.21, n.1, pp.27-35. ISSN 0104-7760.  https://doi.org/10.1590/01047760201521011182.

Neste estudo, objetivou-se mapear as classes de uso e ocupação da terra e analisar e quantificar as mudanças estruturais ocorridas entre os anos de 1970 e 2007, no entorno da Unidade de Conservação (UC) Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN) Cafundó, por meio do uso de índices de ecologia de paisagem. Com o mapa de uso e ocupação da terra foi possível caracterizar, quantitativamente, em termos de área, as classes presentes no entorno da unidade. No período estudado (1970 e 2007), houve poucas mudanças no uso e ocupação da terra no entorno da reserva, estando as áreas dominadas, em sua maioria, por pastagem. As métricas ou índices de ecologia da paisagem foram obtidos por meio da extensão Patch Analyst ao nível de paisagem e de classe, sendo obtidos valores para as 10 classes de uso e ocupação da terra mapeadas. Os resultados da análise quantitativa, por meio de métricas, apontaram para um aumento na fragmentação da paisagem no entorno da Unidade de Conservação RPPN Cafundó.

Keywords : unidade de conservação; sistemas de informações geográficas; índices de ecologia da paisagem.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )