SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue3MORTALITY, INITIAL GROWTH AND SOIL SOLUTION IN EUCALYPTS STANDS WITH SLOW RELEASE FERTILIZATIONDIOECY EFFECT ON GROWTH OF PLANTED Araucaria angustifolia Bert. O. Kuntze TREES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


CERNE

Print version ISSN 0104-7760On-line version ISSN 2317-6342

Abstract

OLIVEIRA, Gabriel Marcos Vieira et al. EQUAÇÕES HIPSOMÉTRICAS PARA Eucalyptus spp. NÃO MANEJADO EM IDADE AVANÇADA COM TÉCNICAS DE INCLUSÃO DE COVARIANTES. CERNE [online]. 2015, vol.21, n.3, pp.483-492. ISSN 2317-6342.  http://dx.doi.org/10.1590/01047760201521031740.

Objetivo do trabalho foi estabelecer equações hipsométricas para Eucalyptus spp. não manejado em idade avançada. Para isto, foram mensurados o diâmetro e a altura de 513 fustes distribuídos em 11 espécies e ajustes hipsométricos foram testados por seis modelos de regressão, sendo selecionado aquele com os melhores valores de Critério de Informação de Akaike (AIC), Erro Padrão da Estimativa (Syx), teste de Razão de Máxima Verossimilhança e Análise Gráfica de Resíduos. Posteriormente, o melhor modelo foi submetido à inclusão de covariantes, Qualidade do Fuste (Qf) e Espécie (Sp), por meio da decomposição dos seus parâmetros. Nessas condições, o modelo de Chapman e Richards se mostrou o de melhor desempenho tanto em sua forma original, quanto após a inclusão das covariantes, sendo que, ao compará-los obteve-se uma redução no modelo com covariantes de 71 unidades em AIC, 7,4% em Syx e melhoria significativa em todos os aspectos da distribuição de resíduos. Portanto, foi possível estabelecer equações hipsométricas adequadas para eucalipto não manejado em idade avançada, com e sem inclusão de covariantes, sendo que a última técnica resultou em melhoria significativa na qualidade do ajuste.

Keywords : regressão; covariantes; decomposição de parâmetros.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )