SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue3VARIABILITY AND BALANCE OF CROWN PROJECTION OF TREES PLANTED ON SIDEWALKS OF THREE BRAZILIAN CITIESEFFECT OF TOPSOIL STOCKPILING ON THE VIABILITY OF SEED BANK IN FIELD PHYTOPHYSIOGNOMIES CAMPOS DE ALTITUDE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


CERNE

Print version ISSN 0104-7760On-line version ISSN 2317-6342

Abstract

ARAUJO JUNIOR, Carlos Alberto et al. SISTEMA MULTI-AGENTE PARA PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES DE TRANSPORTE FLORESTAL. CERNE [online]. 2017, vol.23, n.3, pp.329-337. ISSN 0104-7760.  http://dx.doi.org/10.1590/01047760201723032335.

O presente estudo objetivou propor e implementar um modelo conceitual de sistema inteligente em um ambiente georreferenciado para dimensionar a frota de transporte de madeira. Para isso, foi utilizada a teoria dos sistemas multiagentes, a qual é uma sub-área da Inteligência Artificial Distribuída. O modelo proposto considera a utilização do mapeamento de talhões e estradas florestais, bem como de informações sobre as capacidades de carga de diferentes tipos de caminhões. O sistema foi idealizado para se adaptar às mudanças que ocorrem durante a operação de transporte florestal, tal como modificações no volume de madeira demandado ou inclusão de restrições das rotas utilizadas pelos veículos. Para seu desenvolvimento, foi utilizada a linguagem de programação Java considerando-se a biblioteca LPSolve para os cálculos de otimização do sistema, a plataforma JADE para desenvolvimento dos agentes e a ArcGIS Runtime para determiner as rotas ótimas de transporte. Cinco agentes foram modelados: transportador, controlador, roteador, carregador e descarregador. O modelo foi capaz de determiner a quantidade ótima de caminhões dentre os diferentes tipos disponíveis de forma a attender a demanda de madeira e considerando a disponibilidade de rotas, com foco na minimização dos custos totais do transporte da madeira. O sistema também foi capaz de se rearranjar após alterações nas rotas de transporte.

Keywords : Sistema de suporte à decisão; Tomada de decisão distribuída Roteamento; Inteligência artificial; Pesquisa operacional.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )