SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Voltando o olhar para o professor: a psicologia e pedagogia caminhando juntas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do Departamento de Psicologia. UFF

versão impressa ISSN 0104-8023

Resumo

GODOY, Silvia Leite de  e  NORONHA, Ana Paula Porto. Instrumentos psicológicos utilizados em seleção profissional. Rev. Dep. Psicol.,UFF [online]. 2005, vol.17, n.1, pp. 139-159. ISSN 0104-8023.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-80232005000100011.

Considerando a importância que os instrumentos de avaliação psicológica possuem nos contextos profissionais do psicólogo, entre os quais as organizações, o presente estudo teve como objetivos: a) identificar os instrumentos mais utilizados em seleção profissional; e b) identificar as técnicas mais empregadas nos processos seletivos. Participaram como sujeitos desta pesquisa 15 estudantes último anistas do curso de Psicologia de uma instituição de ensino superior particular do interior paulista e 15 psicólogos recrutadores e selecionadores da região de Campinas. O material utilizado se constituiu de um questionário enviado aos profissionais por e-mail e distribuído aos estudantes na universidade. Os resultados mostraram que os instrumentos psicológicos mais utilizados nas seleções foram Wartegg, Atenção Concentrada, Teste de Inteligência Não Verbal G36, Bateria CEPA e Palográfico e as técnicas mais empregadas foram entrevistas individuais, dinâmicas de grupo e testes psicológicos. Sugere-se novos estudos na área como fomento para ações seguras relacionadas à avaliação psicológica.

Palavras-chave : Avaliação psicológica; Instrumentos psicológicos; Processo seletivo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português