Acessibilidade / Reportar erro

Cidadania, trabalho e criação: exercitando um olhar sobre projetos sociais

Citizenship, work and criation: exercising a view upon social projects

Este texto pretende trazer algumas interrogações sobre os temas "cidadania", "trabalho" e "criação" e as formas como atravessam os projetos sociais que utilizam a arte como mediadora da atividade educativa, na Grande João Pessoa. Para tanto, parte de uma análise a respeito dos princípios filosóficos e pedagógicos que orientam esse campo de intervenção e da categoria de "risco social" utilizada, freqüentemente, nos discursos dirigidos às camadas empobrecidas da população. A partir de um mapeamento de onze projetos sociais que atuam com arte, o foco foi dirigido para um dos projetos - a Escola Piollin. A pesquisa, circunscrita enquanto investigação qualitativa identifica a existência de uma tensão na constituição das práticas e dos discursos. Neste percurso investigativo, focaliza a fala dos diversos atores sociais (coordenadores de projetos, educadores e alunos) buscando revelar alguns caminhos no ensino da arte dirigido às crianças, adolescentes e jovens das classes populares.

Arte e Educação; Projetos Sociais; Pesquisa Qualitativa


Universidade Federal Fluminense, Departamento de Psicologia Campus do Gragoatá, bl 0, sala 334, 24210-350 Niterói - RJ Brasil, Tel.: +55 (21) 2629 2845 / 2629 2847 - Niterói - RJ - Brazil
E-mail: revista_fractal@yahoo.com.br