SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1O tempo na trajetória das famílias que buscam a justiçaProcessos de criação em educadoras: uma experiência e suas implicações índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista do Departamento de Psicologia. UFF

versão impressa ISSN 0104-8023

Resumo

PEREZ, Carmen Lúcia Vidal. A lógica e o sentido da formação: heterotopias, acontecimentos e sujeitos. Rev. Dep. Psicol.,UFF [online]. 2007, vol.19, n.1, pp.127-143. ISSN 0104-8023.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-80232007000100010.

O texto busca discutir a formação de professoras como um acontecimento. Acontecimentalizar essa formação é uma produção política que provoca um deslocamento radical dentro de um mesmo lugar, criando heterotopias que subvertem o sentido e transformam as ações de formação em práticas de uma educação-menor: pequenos acontecimentos cotidianos que silenciosamente deslizam para além das fronteiras do instituído, práticas de resistência que, ao inserir o produzir no produto, substituem os processos genéricos de alienação - que se reproduzem e se difundem no cotidiano da escola - por processos de emancipação da subjetividade, possibilitando, assim, a expressão de singularidades.

Palavras-chave : Acontecimento; Heterotopia; Formação de Professoras.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf epdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons