SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1O tempo na trajetória das famílias que buscam a justiçaProcessos de criação em educadoras: uma experiência e suas implicações índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do Departamento de Psicologia. UFF

versão impressa ISSN 0104-8023

Resumo

PEREZ, Carmen Lúcia Vidal. A lógica e o sentido da formação: heterotopias, acontecimentos e sujeitos. Rev. Dep. Psicol.,UFF [online]. 2007, vol.19, n.1, pp. 127-143. ISSN 0104-8023.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-80232007000100010.

O texto busca discutir a formação de professoras como um acontecimento. Acontecimentalizar essa formação é uma produção política que provoca um deslocamento radical dentro de um mesmo lugar, criando heterotopias que subvertem o sentido e transformam as ações de formação em práticas de uma educação-menor: pequenos acontecimentos cotidianos que silenciosamente deslizam para além das fronteiras do instituído, práticas de resistência que, ao inserir o produzir no produto, substituem os processos genéricos de alienação - que se reproduzem e se difundem no cotidiano da escola - por processos de emancipação da subjetividade, possibilitando, assim, a expressão de singularidades.

Palavras-chave : Acontecimento; Heterotopia; Formação de Professoras.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português