SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Processos de criação em educadoras: uma experiência e suas implicaçõesSeguindo as pipas com a metodologia da TAR índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista do Departamento de Psicologia. UFF

versão impressa ISSN 0104-8023

Resumo

INDURSKY, Alexei; BUTKUS, Vitor; PRATI, Laíssa Eschiletti  e  SANTOS, Nair Iracema Silveira dos. Escola como zona de passagem. Rev. Dep. Psicol.,UFF [online]. 2007, vol.19, n.1, pp.155-167. ISSN 0104-8023.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-80232007000100012.

O presente trabalho surgiu de um projeto de integração das disciplinas de Psicologia Escolar I e Psicologia Social II, desenvolvido na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) no ano de 2004. Conceitos teóricos da Psicologia Social teceram uma rede integrada com a realidade de uma escola municipal de Porto Alegre, por meio de olhares criativos de quem pela primeira vez observava o campo com o referencial teórico da psicologia pós-moderna. Abordando conceitos como instituição, dobra, enunciação e marcas, olhares desafiadores foram se constituindo. O campo da escola surge como ponto de partida para questionar e ampliar a área de atuação da  Psicologia Social e da análise institucional.

Palavras-chave : Psicologia Social; Análise Institucional; Integração teórico- prática.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf epdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons