SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Processos de criação em educadoras: uma experiência e suas implicaçõesSeguindo as pipas com a metodologia da TAR índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do Departamento de Psicologia. UFF

versão impressa ISSN 0104-8023

Resumo

INDURSKY, Alexei; BUTKUS, Vitor; PRATI, Laíssa Eschiletti  e  SANTOS, Nair Iracema Silveira dos. Escola como zona de passagem. Rev. Dep. Psicol.,UFF [online]. 2007, vol.19, n.1, pp. 155-167. ISSN 0104-8023.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-80232007000100012.

O presente trabalho surgiu de um projeto de integração das disciplinas de Psicologia Escolar I e Psicologia Social II, desenvolvido na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) no ano de 2004. Conceitos teóricos da Psicologia Social teceram uma rede integrada com a realidade de uma escola municipal de Porto Alegre, por meio de olhares criativos de quem pela primeira vez observava o campo com o referencial teórico da psicologia pós-moderna. Abordando conceitos como instituição, dobra, enunciação e marcas, olhares desafiadores foram se constituindo. O campo da escola surge como ponto de partida para questionar e ampliar a área de atuação da  Psicologia Social e da análise institucional.

Palavras-chave : Psicologia Social; Análise Institucional; Integração teórico- prática.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português