SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue1What can we read in Clarice Lispector? Sublimation and the feminineEnfrentamento à violência contra crianças e adolescentes: Projeto Escola que Protege author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista do Departamento de Psicologia. UFF

Print version ISSN 0104-8023

Abstract

ZANIOL, Elisângela; DAL MOLIN, Fábio  and  ANDREOLI, Giovani. Um projeto de multiplicidade entre pesquisa, extensão, universidade e comunidade: vivenciando a cultura no bairro Restinga. Rev. Dep. Psicol.,UFF [online]. 2007, vol.19, n.1, pp. 227-240. ISSN 0104-8023.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-80232007000100017.

A proposta deste estudo é analisar os processos de construção de um campo de abertura institucional e de integração do ensino, pesquisa e extensão, a partir de uma posição heterogênea de intercessores e pesquisadores em um projeto de extensão desenvolvido entre a universidade e oficineiros do bairro Restinga em Porto Alegre. São observados movimentos sistêmicos entre: Ensino/Pesquisa/Extensão,Universidade/Comunidade, Sociologia/Comunicação/Psicologia Social, Juventude/Vulnerabilidade Social, Escola/Violência. A partir da pesquisa-intervenção produziu-se uma análise das possibilidades e conflitos nas atividades do projeto, no estabelecimento de câmbios estruturais entre seus elementos, auxiliando na sua manutenção como sistema pela produção de si mesmo.

Keywords : Oficinas; Juventude; Violência; Interdisciplinaridade; Pesquisa-intervenção.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese