SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número19The priestesses of the sun: sacred and profane images of the feminine in sixteenth's century Spanish chroniclesExoticism and authenticity: tales of travelers in search of sex índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Cadernos Pagu

versión impresa ISSN 0104-8333versión On-line ISSN 1809-4449

Resumen

ALMEIDA, Heloisa Buarque de. Melodrama comercial: reflexões sobre a feminilização da telenovela. Cad. Pagu [online]. 2002, n.19, pp.171-194. ISSN 0104-8333.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-83332002000200008.

Este artigo pretende explorar as associações entre telenovela e público feminino, demonstrando que há um grande interesse comercial nesta construção simbólica. Esta associação - cujas origens são históricas e culturais - tem também um aspecto útil para emissoras como a Rede Globo, na medida em que aproveita de outra associação simbólica forte no meio publicitário e de marketing, a que considera o consumo como uma prática feminina. Telenovela e consumo são fortemente associados ao espaço doméstico e à esfera familiar, conexões reforçadas pela própria indústria cultural e pela publicidade.

Palabras clave : Telenovela; Gênero; Consumo; Publicidade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons