SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número26Child labour in Franca: a laboratory of the lute social in defensibility of the children and adolescentsSex roles and gender hierarchies in the social history of childhood in Brazil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Cadernos Pagu

versión impresa ISSN 0104-8333

Resumen

FARIA, Ana Lúcia Goulart de. Pequena infância, educação e gênero: subsídios para um estado da arte. Cad. Pagu [online]. 2006, n.26, pp. 279-287. ISSN 0104-8333.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-83332006000100012.

Com o objetivo de iniciar a descrição de um estado da arte este texto reúne pesquisas até então esparsas da área da educação infantil (primeira etapa da educação básica) que analisam as relações de poder entre meninas e meninos de 0 a 6 anos que freqüentam, por longas horas do dia, creches e pré-escolas; entre elas e eles e as profissionais predominantemente do sexo feminino, por opção de suas mães (e às vezes também de seus pais) e investigam também as relações de poder entre essas mulheres adultas. O texto mostra que também por trazer a criançada, principalmente as pequenas, para assumir seu papel na construção da realidade, a luta feminista é grande responsável pelas modificações sociais da gestão do tempo cotidiano.

Palabras llave : Pequena Infância; Movimento Feminista; Relações de Gênero; Educação Infantil; Creche; Pré-Escola.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués