SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número26Diferença, diversidade, diferenciaçãoDireito do trabalho da mulher: da proteção à promoção índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Cadernos Pagu

versão impressa ISSN 0104-8333

Resumo

PINTO, Céli Regina Jardim. Quem tem direito ao "uso do véu"?: (uma contribuição para pensar a questão brasileira). Cad. Pagu [online]. 2006, n.26, pp. 377-403. ISSN 0104-8333.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-83332006000100015.

Este artigo analisa o dilema entre as posturas defensoras do universalismo e das diferenças, tendo como pressuposto que ambas podem resultar no reforço de essencialisarmos excludentes em cenários sociais de desigualdade. A hipótese que foi perseguida é a de que mesmo tomando como primado a necessidade da construção de uma "igualdade mínima essencial" isso só pode ocorrer tomando em consideração os princípios e as lutas que se organizam em torno do direito à diferença. Este paper tratará basicamente com a questão brasileira. A discussão que será levada a efeito aqui tem como base dois textos fundamentais: o relatório da comissão de alto nível que recomendou ao governo francês a proibição do uso véu pelas jovens mulçumanas nas escolas públicas francesas e o último livro de Seyla Benhabib - The Claim of Culture.

Palavras-chave : Universalismo; Diferença; Mulheres; Religião; Esfera Pública.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português