SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue29From mother in law to daughter in law to mother in law on commercial and family networks in MozambiquePalestinian families in the extreme south of Brazil and in the diaspora: experiences of border-crossing and identity author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos Pagu

Print version ISSN 0104-8333

Abstract

PEIXOTO, Clarice Ehlers  and  LUZ, Gleice Mattos. De uma morada à outra: processos de re-coabitação entre as gerações. Cad. Pagu [online]. 2007, n.29, pp. 171-191. ISSN 0104-8333.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-83332007000200008.

Desemprego, divórcio, viuvez, filhos que não saem nunca da casa dos pais são as razões que explicam porque, no Brasil, as gerações mais velhas coabitam cada vez mais com as mais jovens. Retornar para a casa familiar, ou ir morar na casa de um(a) filho(a) introduz uma nova dinâmica na organização doméstica: a reorganização do espaço - abrir, criar lugares para receber o novo(s) membro(s); a adaptação das regras, horários e tarefas às necessidades e atividades de cada um, e do grupo em particular. Morar com três ou quatro gerações implica em uma contribuição material e financeira, mas, também, em um suporte moral e afetivo no apoio logístico do cotidiano doméstico. A vida em comum só é possível se existir este circuito de reciprocidades, senão a coabitação pode quebrar a harmonia familiar e tornar-se violenta.

Keywords : Deslocamentos Habitacionais; Coabitação Relações Intergeracionais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese