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Cadernos Pagu

Print version ISSN 0104-8333

Abstract

ARTES, Amélia Cristina Abreu  and  CARVALHO, Marília Pinto de. O trabalho como fator determinante da defasagem escolar dos meninos no Brasil: mito ou realidade?. Cad. Pagu [online]. 2010, n.34, pp. 41-74. ISSN 0104-8333.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-83332010000100004.

Este artigo tem por objetivo avaliar a influência do trabalho nas trajetórias escolares a partir dos microdados da Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio - PNAD 2006. Desenvolve-se uma modelagem estatística, visando explicar a defasagem entre idade e anos de estudo a partir da variável sexo e considerando o fator trabalho como variável de controle. Os resultados indicam que o trabalho prejudica o percurso escolar mais intensamente para os meninos e os afazeres domésticos de forma mais sutil para as meninas, com resultados piores para os negros de ambos os sexos, mas somente essa variável não explica a maior defasagem escolar do sexo masculino.

Keywords : Gênero; Trabalho Infanto-juvenil; Defasagem Escolar; Meninos; Masculinidade.

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