SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue37Gender, childhood and relations of power: epistemological questions author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos Pagu

On-line version ISSN 1809-4449

Abstract

MORAES, Maria Lygia Quartim de. A nova família e a ordem jurídica. Cad. Pagu [online]. 2011, n.37, pp.407-425. ISSN 1809-4449.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-83332011000200017.

O livro A Família em Desordem, da historiadora e psicanalista Elizabeth Roudinesco, constitui uma das mais positivas contribuições para o estudo das famílias no mundo contemporâneo. A tese da autora é de que não obstante todas as "desordens", que vão da perda do poder paterno aos casais homossexuais, a instituição familiar vem sobrevivendo mais bem do que mal. Segundo ela, a família é atualmente reivindicada como o "único valor seguro ao qual ninguém quer renunciar", independentemente da idade, sexo, orientações sexuais ou classe social. Esse anseio pela família leva com que os rearranjos, frutos da "família em desordem" demandem por novos direitos que alteram os pressupostos tradicionais sobre o tema.

Keywords : Famílias Contemporâneas; Práticas Jurídicas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License