SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número40Crafting the "New Negro Woman": femininity and respectability in the writings of African American activistsCorporate Masculinity and the global context: a case study of conservative gender dynamics índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Cadernos Pagu

versión impresa ISSN 0104-8333

Resumen

FARO, Livi; CHAZAN, Lilian Krakowski; ROHDEN, Fabíola  y  RUSSO, Jane. Homem com "H": ideais de masculinidade (re)construídos no marketing farmacêutico. Cad. Pagu [online]. 2013, n.40, pp.287-321. ISSN 0104-8333.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-83332013000100009.

Neste artigo utilizamos material publicitário de drogas para tratamento da "disfunção erétil" para analisar os discursos do marketing farmacêutico. Num ciclo de realimentação, as propagandas voltadas aos médicos veiculam novas concepções relacionadas a categorias nosológicas, enquanto reforçam noções tradicionais de gênero/sexualidade. A sexualidade masculina, tradicionalmente representada como "selvagem", "incontrolável", é (re)normatizada. O "novo homem" biomedicalizado, sexualmente potente, confiante e rígido é um produto híbrido corpo-tecnologia, na fronteira esfumaçada entre natureza e cultura.

Palabras clave : Biomedicalização; Masculinidades; Gênero; Sexualidade; Propaganda.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons